Blog •  28/04/2023

Manejos ideais para uma boa ensilagem de milho

Felipe Fabbri, zootecnista, me. 
Something went wrong. Please try again later...
Colheitadeira de silagem de milho realizando o processo no campo.

A silagem de milho é uma das principais fontes de forragem para alimentação do rebanho leiteiro, principalmente para suplementação de vacas de alta produção, além de ótima alternativa para o rebanho de corte no período seco do ano, onde as pastagens perdem qualidade (abril – setembro).

Para que o processo tenha êxito, é preciso que o procedimento seja feito corretamente e com qualidade para que não haja a perda de nutrientes.

Uma silagem de boa qualidade deve possuir teor nutricional elevado, ou seja, o mais próximo possível daquele observado na planta de origem, no caso o milho.

Cada etapa do processo de silagem é fundamental para um produto de qualidade, já que as etapas são complementares e dependem uma da outra para um bom resultado.

Analise, pense e plante

Escolha do híbrido, adubação, janela de semeadura, manejo de plantas daninhas e pragas são alguns dos pontos para estar atento para a alta produtividade e eficiência da silagem de milho.

O perfil da silagem de milho, fornecedor de energia, fibra e até proteína para o gado (leite ou corte) fez de seu uso um dos mais utilizados na alimentação de bovinos no Brasil.

Trouxemos, anteriormente no blog, os Principais passos para um bom plantio de milho para a produção de silagem.

Passos fundamentais para uma silagem de milho de qualidade

Colheita

A ensilagem do milho começa pelo ponto de colheita, nesse caso, o ponto farináceo é definido como o ponto ideal.

O ponto farináceo pode ser identificado pela linha do leite da espiga ou pela dureza do grão, associado ao teor de matéria seca (MS) (figura 1).

Figura 1. Reconhecimento do ponto farináceo pela dureza do grão.

Fonte: Embrapa Milho e Sorgo

O momento correto de se colher é quando a planta de milho atinge de 30% a 35% MS, que representa a quantidade de açúcar suficiente para gerar a fermentação.

A colheita antecipada gera prejuízos, devido ao menor acúmulo de grãos, assim como a colheita tardia prejudica a qualidade de fermentação.

Devemos trabalhar para realizar a colheita de silagem dentro da janela ótima, buscando alternativas para estender essa janela, como a escolha correta de híbridos específicos para produção de silagem.

Definido o ponto, passamos à colheita, realizada por ensiladeiras, máquinas que cortam, picam e depositam a forragem em carretas, que transportam e descarregam o material vegetal no silo.

Aqui três pontos são fundamentais para um bom ensilamento: a afiação das facas e contrafacas, a altura do corte e tamanho do corte/partícula.

Para garantir o tamanho ideal do corte do milho, deve-se afiar as facas duas ou mais vezes ao dia e ficar atento aos ajustes de facas e contrafacas. Recomenda-se que a distância entre a faca e a contrafaca seja de 4,0mm a 5,0mm, dependendo do modelo do equipamento.

A altura de corte ideal varia de 15cm a 25cm do solo, a essa distância do solo, evita-se a presença de terra na silagem, reduzindo a chance de contaminação. Solos mais arenosos requerem uma altura de corte mais alta, evitando a entrada de areia na ensiladeira e desgaste das peças.

Por fim, com relação ao tamanho do corte para ensilar, a forragem deve ser picada em tamanho variando entre 0,8cm e 1,5cm, esse tamanho de partícula facilita a acomodação no silo, a compactação da forragem e retirada do ar, o que melhora a fermentação da massa ensilada, a conservação e sua qualidade, além de ajudar a ruminação do animal e digestibilidade do alimento.

Enchimento, compactação e vedação do silo

Para o planejamento do silo é necessário consultar um técnico especializado, pois é preciso dimensionar corretamente o tamanho, em função do número e categoria de animais a serem alimentados, duração do tratamento (em dias), consumo de volumoso por animal e tipo de silo.

A massa verde picada é descarregada no silo e, dali para a frente, passamos à compactação do silo, que é responsável pela retirada de todo o oxigênio contido no material.

A forragem descarregada deve ser disposta em camadas de 20 centímetros e, após aplicar cada camada, o trator deverá passar diversas vezes sobre a massa para compactá-la bem. É ideal que o peso dos maquinários seja de 30% em relação à quantidade de massa que é descarregada no silo.

A massa deve ser bem compactada para retirar o máximo de oxigênio do silo, permitindo uma fermentação de qualidade. Compactada a massa, o silo deverá ser vedado.

Assim que for finalizado o processo de compactação, é essencial o fechamento do silo. Quanto mais rápido, melhor será para evitar a entrada do oxigênio.

Para o fechamento do silo é importante ter uma lona de excelente qualidade, sem furos. Ao colocá-la, deve-se expulsar todo o ar na medida em que a lona é esticada para que não entre ar e isole a área. Desta forma, a silagem não sofrerá danos.

Por fim, o silo deverá ser protegido com materiais que mantenham a vedação acima da lona, podendo ser utilizado pneus de borracha, capim, terra ou areia.

Após trinta dias, no mínimo, o silo poderá ser aberto. A recomendação é que a lona seja retirada a cada dois metros, expondo a silagem de milho e sua qualidade.

Pontos da silagem de milho mofados, ou com fungo, devem ser inutilizados. Retirada a quantidade de silagem que será fornecida aos animais no dia, a lona deverá fechar a boca do silo.

A Brevant® Sementes combina o maior banco genético do mercado com as mais inovadoras tecnologias do mercado para simplificar as suas escolhas, para conhecer nosso portfólio e melhores opções para sementes de milho para silagem, acesse.

Referências

Embrapa Milho e Sorgo

Scot Consultoria