Blog •  31/08/2022

Guia prático para escolha da semente ideal

Escrito por Jéssica Olivier, engenheira agrônoma e analista de mercado
Something went wrong. Please try again later...
Agricultor e Representante Comercial Brevant® Sementes analisam a qualidade do milho colhido.

A produtividade nacional para a soja e o milho na safra de verão aumentou nos últimos 25 anos. Veja na figura 1.

A melhora está associada a diversos fatores, como melhores técnicas de produção, maior uso de tecnificação e difusão de conhecimento, avanços no material genético das sementes, entre outros.

Figura 1. Produtividade, em toneladas por hectare, de milho primeira safra e soja no Brasil.

Fonte: Conab 

Pensando na safra de verão, semeada entre setembro e dezembro no país, as culturas de maior importância e participação são o milho e a soja. Assim, abordaremos os principais pontos a serem avaliados ao escolher um bom híbrido e boa cultivar.

Zoneamento agrícola

O zoneamento agrícola, tema já comentado anteriormente, define quais são os locais que melhor atenderão às exigências de determinada cultura.

A determinação dos melhores períodos e áreas para o plantio tem como base dados históricos de precipitação, nebulosidade, velocidade do vento, evapotranspiração, dias com chuvas, além de características físicas e químicas do solo, a partir da taxonomia dos solos feita pelo Sistema Brasileira de Classificação de Solos (SiBCS).

O resultado é a definição de janelas de plantio ideais para cada cultura em uma região específica.

Objetivo da produção

Além de saber se na sua região a cultura a ser semeada tem condições ideais, é necessário definir qual será sua destinação.

Por exemplo, o milho pode ser destinado à produção de grãos ou silagem. Para produção de silagem, o ideal é escolher híbridos resistentes ao acamamento; alta produção de matéria seca, geralmente híbridos de médio ou alto porte; menores valores de fibra indigestível (FDA); alta produtividade de grãos, para alta inclusão de amido.

Já o milho para grão, deve-se levar em conta qual será seu destino, pois há diferenças no seu endosperma. O milho farináceo é ideal para produção de farinhas. O milho dentado, geralmente, é destinado à alimentação animal e produção de álcool e xaropes. O milho duro é mais comum no uso industrial. O milho-doce e o milho-pipoca são destinados à alimentação humana.

Ciclo da cultura

De acordo com a pluviosidade da região e o momento de plantio (primeira, segunda ou terceira safra), o ciclo ideal do híbrido de milho será definido. As escolhas existentes são superprecoce, precoce, normal/médio e tardio.

Como exemplo, durante o plantio de safra é possível utilizar híbridos normais a tardios. Para silagem, é comum mesclar híbridos de diferentes ciclos para parcelar a colheita.

Para a soja, a classificação é baseada nos Grupos de Maturidade Relativa (GMR), uma vez que o comportamento da soja varia de acordo com a latitude do local, devido a variações de fotoperíodo.

A escala varia de 5.0 a 10.0, sendo mais indicado o plantio de cultivares de GMR de 5.0 a 8.0 na região Sul do Brasil, de 7.0 a 9.0 na região Centro-Oeste e de 9.0 a 10.0 na região mais próxima à linha do Equador.

Qualidade da semente

Quanto à qualidade da semente, deve-se levar em conta os índices de pureza, vigor e taxa de germinação.

Tais índices são importantes para calcular o uso de sementes de acordo com o espaçamento entre linhas e plantas, além da população final desejada.

Resistências

As tecnologias que vêm de dentro dos híbridos e cultivares da Brevant® Sementes são ferramentas que possibilitam que você explore todo o potencial produtivo das sementes.

Tecnologias como Roundup Ready Milho 2®, Leptra®, PowerCore® Ultra, Conkesta E3® e Intacta RR2 Pro®, presentes nas sementes da Brevant® Sementes, vêm para auxiliar o produtor na proteção da sua lavoura.

Híbridos e cultivares da Brevant® Sementes

A Brevant® Sementes conta com 21 híbridos de milho especializados para diferentes regiões.

O B2620PWU e o B2810PWU são indicados para produção de milho grão para a Safra de Verão ou Safrinha, além de oferecerem alto potencial produtivo e stay green acentuado.

O B2864PWU e o B2856VYHR são híbridos para produção de milho grão ou silagem, de ciclo precoce para plantio de Safrinha.

O B2401PWU e o B2702VYHR são híbridos de ciclo superprecoce, para produção de milho grão ou silagem durante a Safra de Verão ou Safrinha, apresentando também ótima sanidade foliar e de colmo.

Além dos híbridos de milho, a Brevant® Sementes tem 6 cultivares de soja disponíveis.

Com crescimento indeterminado, todas as cultivares de soja da marca também são intolerantes ao acamamento, sendo a única exceção a cultivar DS5916IPRO, que é moderadamente tolerante.

O B5710CE pertence ao Grupo de Maturidade Relativa (GMR) 7.1, com altura média de plantas de 90cm. Além disso, a cultivar tem boa estrutura de planta, oferece alto potencial produtivo e é tolerante ao cancro da haste.

O DS7417IPRO pertence ao Grupo de Maturidade Relativa 7.4 e sua altura média é de 89cm, contando com um bom engalhamento, estabilidade e alto potencial produtivo.

Já o B5560CE tem altura média de 95cm e pertence ao Grupo de Maturidade Relativa 5.6. Além disso, é tolerante à fitóftora, oferece alto potencial produtivo e grande flexibilidade no manejo de plantas daninhas de difícil controle.

Quanto à cultivar B5830CE, de Grupo de Maturidade Relativa 8.3 e altura de plantas de 84cm, esse material tem tolerância moderada ao nematoide de cisto.

Seja qual for o local de sua fazenda, a Brevant® Sementes possui um híbrido ou cultivar ideal para sua lavoura. Saiba mais em nossa página.

Referências

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA

Brevant® Sementes. Disponível em: https://www.brevant.com.br/.

Companhia Nacional de Abastecimento, Conab