Blog •  09/05/2023

Tratamento de Sementes Industrial (TSI) eficiente para milho e soja

Carlo Adriano Boer, Agrônomo de Campo 
Something went wrong. Please try again later...
Análise de soja tratada com Lumialza. Foto: Agrofilmes. Análise de soja tratada com Lumialza. Foto: Agrofilmes. 

O Tratamento de Sementes Industrial (TSI) é um importante processo no sistema produtivo nas culturas do milho e da soja. Ele auxilia a reduzir ou eliminar a pressão de pragas e doenças em sementes e plântulas. Além disso, também impede a entrada de novos patógenos, assegurando um bom estabelecimento da lavoura. A manutenção do estande inicial, aliado a uma emergência mais uniforme das plântulas, contribuem para a expressão do potencial genético das plantas.

Tratamento de Sementes On Farm

Historicamente, os agricultores realizavam o tratamento de sementes diretamente em suas propriedades, logo antes da semeadura da lavoura, também conhecido como Tratamento On Farm. Embora pudesse apresentar um baixo custo, a operação On Farm podia trazer consequências negativas ao aplicador, à cultura e ao meio ambiente. A dosagem inadequada frequentemente prejudicava o controle das pragas e interferia no desenvolvimento saudável das plantas, assim como aumentava o risco de resistência das pragas aos produtos utilizados.

Para realizar o tratamento na propriedade, era indispensável contar com equipamentos apropriados, seguir rigorosamente as normas de segurança e monitorar constantemente a dosagem aplicada, o que, na prática, normalmente era difícil de se alcançar na propriedade. E, ainda, por se tratar de um processo que demandava tempo e mão de obra, numa fase crítica dentro das fazendas, podia gerar atrasos na semeadura, demandar mais mão de obra, além do maior risco de intoxicação dos trabalhadores durante esse processo.

Novas tecnologias e o Tratamento de Sementes Industrial (TSI)

Pensando nisso, a indústria de sementes passou a disponibilizar, ao longo dos últimos anos, a opção do Tratamento de Sementes Industrial (TSI). Com o desenvolvimento de novas tecnologias e maior automação dos sistemas produtivos, o TSI começou a ganhar mais força e relevância no agronegócio brasileiro. A Brevant® Sementes trouxe para o mercado, por meio de LumiGEN®, que é a nova marca global de sistema de tratamento de sementes da Corteva Agriscience, a melhor solução de Tratamento de Sementes Industrial. O produto possui métodos exclusivos de avaliação, testagem em todas as etapas do tratamento e, ainda, validações em condições reais do campo.

Conheça os benefícios dessa modalidade de Tratamento de Sementes Industrial (TSI):

  • Segurança e conveniência para o produtor: realizar a semeadura na melhor janela de plantio é fundamental. Ademais, deve ser aproveitado em momentos propícios, especialmente quando o solo apresenta condições adequadas de umidade. Quando isso ocorre, é necessário mobilizar as máquinas com agilidade e preparar as sementes para o plantio imediato. O uso de TSI facilita essa tarefa, reduzindo o número de etapas e de mão de obra necessária, proporcionando economia financeira ao produtor rural.
  • Segurança da dose e da cobertura da semente: o TSI emprega equipamentos avançados baseados em computação que garantem a acurácia na aplicação da dose adequada do produto. Além disso, as máquinas oferecem uma cobertura uniforme em todas as sementes, o que resulta em uma melhora da eficácia e dos resultados desse investimento.
  • Segurança do tratador e dos funcionários da propriedade: o tratamento de sementes na fazenda envolve o uso de produtos químicos, o que pode expor o operador ao risco de intoxicação por meio do contato direto ou inalação. No entanto, o uso do TSI reduz significativamente esses riscos associados ao manejo de químicos.
  • Amplo espectro de controle (pragas e doenças): o tratamento de sementes industrial utiliza fungicidas de alta eficácia no controle de fungos nas sementes e no solo; assim como os melhores inseticidas de contato e ingestão para uma melhor proteção da lavoura contra as principais pragas sugadoras e mastigadoras, tanto do solo quanto foliares iniciais.

Nematoides afetam a produtividade das lavouras

Entretanto, além dos insetos-praga, que podem provocar danos nas plântulas nos primeiros estádios de desenvolvimento da cultura, os nematoides têm se tornado pragas importantes nas lavouras. Eles podem provocar grandes danos na produtividade das culturas da soja e do milho. São pequenos vermes cilíndricos, translúcidos, que normalmente não podem ser vistos a olho nu, e passam seu ciclo de vida abaixo do solo. Alimentando-se na região da rizosfera das culturas, a sua infestação resulta em danos ao enraizamento, causando perdas na absorção de nutrientes. São difíceis de manejar, pois permanecem no solo, e as aplicações de nematicidas químicos tradicionais podem ser difíceis de chegar às camadas de solo subsuperficiais. Além disso, podem exigir equipamentos agrícolas especiais para realizar a aplicação antes do plantio.

Visando trazer as melhores alternativas para o agricultor, a Brevant® Sementes disponibilizará em sua linha de sementes de milho e soja, a partir da Safra 2023/24, a mais completa solução para o tratamento de sementes industriais. Os produtos incluídos serão o Lumialza™ e o Lumidapt™ Valta.

Nematicidas e bioestimulantes: soluções eficientes para o tratamento de sementes

A Brevant® Sementes possui um portfofio robusto, com combinação de tecnologias para auxiliar os produtores a superar os desafios das lavouras e a fazer o tratamento de sementes para proteger o cultivo.

Lumialza™

Primeiro nematicida biológico para tratamento de sementes, cujo componente ativo é o Bacillus amyloliquefaciens (cepa PTA-4838), que é uma cepa exclusiva da Corteva Agriscience. É uma bactéria que ocorre naturalmente no solo e que coloniza as raízes das plantas para criar uma barreira biológica viva, que cresce conforme as plantas se desenvolvem, protegendo as raízes dos danos causados por esses fitonematoides que atacam as culturas. Além disso, promove um melhor estabelecimento da lavoura, auxilia no desenvolvimento de raízes e parte aérea e é compatível com os principais produtos utilizados no tratamento industrial de sementes. Por fim, Lumialza é uma ferramenta robusta e eficaz para o gerenciamento de nematoides parasitas das plantas.

Lumidapt™ Valta

Um bioestimulante composto por carbono orgânico e por macro e micronutrientes. Ensaios demonstraram melhora significativa no desenvolvimento do enraizamento e diâmetro de caule nas áreas tratadas com esse fertilizante organomineral. Uma planta com maior desenvolvimento radicular tem melhor aproveitamento do solo, aumentando a absorção de água e nutrientes. Com raízes mais desenvolvidas, a planta cresce mais saudável e vigorosa.

Entretanto, é importante ressaltar que, mesmo com o tratamento de sementes, pode haver a necessidade de controle complementar. Tudo vai depender da pressão das pragas-alvo, ocorrência de pragas não alvo e manejo da área. Portanto, é importante que o produtor mantenha o monitoramento constante de sua lavoura. Além disso, caso necessário, utilize métodos complementares para o manejo das pragas, visando proteger o estande inicial de plantas e a produtividade da lavoura.

 

Escrito por Carlo Adriano Boer, Agrônomo de Campo Brevant® Sementes  – SP.