Blog •  20/06/2023

Conheça as diferenças entre os tipos de tratamento de sementes

Something went wrong. Please try again later...
sementes diversas

O tratamento de sementes auxilia a genética da semente a expressar seu potencial produtivo, além de proteger contra pragas e condições desfavoráveis.

O tratamento de sementes é uma estratégia importante para garantir a saúde e o crescimento das plantas. Cada vez mais utilizada para melhorar a produtividade agrícola, a prática protege os grãos contra patógenos e pragas, da semeadura à germinação e primeiros dias das plantas. Além disso, faz com que as sementes tratadas aumentem sua resistência a condições desfavoráveis.

Atualmente, o tratamento de sementes pode ser feito de forma convencional, conhecido como On Farm, ou por meio do Tratamento de Sementes Industrial, o TSI.

O que são sementes tratadas?

As sementes tratadas são aquelas que receberam algum tipo de tratamento para protegê-las de doenças e pragas, ou ainda nutricional, para auxiliar sua viabilidade,  produtividade e plantabilidade.

Para isso, são utilizados fungicidas, inseticidas, nematicidas, fertilizantes ou outros produtos químicos e biológicos para proteger as sementes durante o período de germinação e crescimento. O tratamento de semente é importante para garantir a taxa de germinação e um desenvolvimento saudável das plantas.

Em geral, as sementes tratadas são usadas para culturas em grande escala, para melhorar a produção e diminuir os riscos de perda devido a doenças ou pragas. A técnica é bastante utilizada no tratamento de sementes de milho e no tratamento de sementes de soja.

Tratamento de Sementes On Farm

O tratamento de sementes On Farm é feito direto na fazenda, antes do plantio. Esse processo consiste na aplicação de defensivos agrícolas que recobrem as sementes, formando uma camada de proteção.

A aplicação é feita pelo próprio produtor, pelos operários da fazenda e/ou empresas especializadas, por meio do uso de tambores, betoneiras ou máquinas específicas para a operação. Sempre deve ser feito pelo responsável técnico (agrônomo) ou sob sua supervisão.

O tratamento de semente On Farm envolve a aplicação de produtos químicos, biológicos ou físicos nas sementes para controlar pragas, doenças e outros problemas, além de promover o crescimento das plantas.

Vantagens e desvantagens do tratamento On Farm

Muitos produtores escolhem o tratamento de semente On Farm devido ao custo mais baixo, já que ele é manejado na própria fazenda e os produtores podem usar as sementes salvas.

Por outro lado, por não ter um padrão de produção, este tipo de tratamento pode apresentar falhas, como a distribuição irregular das substâncias e o uso de produtos sem qualidade (falsificados e/ou sem registro).

As misturas químicas podem ser incompatíveis e nem sempre o tratamento ocorre de maneira uniforme, o que facilita o ataque de pragas e doenças nas sementes, além de afetar a germinação e o vigor. Tudo isso pode diminuir a proteção das plantas quando elas estão no período de maior vulnerabilidade, que é no seu primeiro estágio de desenvolvimento. 

Tratamento de Sementes Industrial

O Tratamento de Sementes Industrial é feito em Centros de Tratamentos de Sementes (CTS) ou Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBS), em escala industrial. Nestas unidades, a calda de defensivos é preparada e aplicada diretamente no lote de sementes, de forma automatizada e com o uso de alta tecnologia.

O TSI visa proteger as sementes de pragas, doenças e nematoides, e garantir que germinem em um ambiente saudável e produtivo, o que ajuda a maximizar a produtividade e reduzir os custos. Além disso, no TSI há a presença do polímero, que auxilia na fluidez e no cobrimento das sementes.

No Brasil, a Corteva Agriscience tem um Centro de Tratamento de Sementes (CSAT) no município de Formosa (GO), responsável por validar e certificar a qualidade do tratamento de sementes da marca e de seus parceiros. É o maior centro desta natureza na América Latina.

Produtos utilizados no tratamento de sementes

Em geral, o tratamento de sementes é feito com fungicidas e inseticidas. Mas existem outros produtos que podem ser utilizados para melhorar a eficiência do tratamento, como micronutrientes, nematicidas, polímeros, reguladores de crescimento e agentes de proteção a herbicidas.

O LumiGEN é o Sistema de Tratamento de Sementes Industrial exclusivo da Corteva Agriscience. Ele reúne produtos específicos para as diversas etapas do TSI, todos desenvolvidos, testados e comprovados em laboratórios, casas de vegetação e a campo, com a genética da Corteva Agriscience.

Tratamento de semente de soja e tratamento de semente de milho

No portfolio do LumiGEN está o Lumialza™, um nematicida biológico usado para o tratamento de semente de soja e o tratamento de semente de milho.

A aplicação de nematicidas biológicos é feita ainda no Tratamento de Sementes Industrial da Corteva, para controlar pragas do solo invisíveis a olho nu – os nematoides. Aliados a outros produtos, como inseticidas e fungicidas, os nematicidas ajudam na proteção do cultivo na fase inicial das plantas.

Em 2023, a Corteva Agriscience lançou, aqui no Brasil, o Lumidapt™ Valta, voltado para a cultura do milho. É o primeiro fertilizante organomineral à base de carbono orgânico, macronutrientes e micronutrientes da Corteva Agriscience, de uso exclusivo em tratamento de sementes. Ele foi desenvolvido para auxiliar a germinação, o vigor e o enraizamento das plantas.

SAIBA MAIS SOBRE OS PRODUTOS DA LUMIGEN AQUI