Blog •  30/06/2022

Semente de milho: critérios para uma boa escolha

Escrito por Felipe Fabbri, zootecnista, me.
Something went wrong. Please try again later...
Mãos segurando milho

Escolha da semente, o primeiro passo para uma temporada de sucesso.

O mercado oferece uma grande diversidade de sementes de milho. A boa escolha do híbrido a ser semeado vai além do preço do produto disponível no mercado.

Para a definição da semente mais adequada, o produtor deve estar atento às características de cada híbrido e analisar sua própria realidade, objetivos e sistema de produção adotado.

A boa semente é capaz de mostrar toda a futura trajetória da lavoura ao produtor, desde o plantio até a colheita. Assim, é comum dizer que, dependendo do nível de tecnologia de uma semente, o produtor terá uma lavoura de baixo, médio ou alto nível tecnológico.

A adoção de sementes de alta tecnologia, aliada a um manejo de plantas adequado e à dedicação do produtor, levou o Brasil a estar entre os maiores produtores e exportadores de milho no mundo.

Ou seja, o sucesso da produção depende do híbrido e o bom desempenho do híbrido depende do manejo adequado. A seguir, apresentamos alguns passos e considerações a serem observados no processo de escolha.

Objetivo da semeadura e nível tecnológico disponível

Saber o motivo pelo qual irá plantar milho em sua propriedade é o primeiro passo para a escolha ideal. Pode ser para produzir milho-verde, grãos e/ou silagem. Em caso de produção para silagem, ainda há de se considerar o uso de planta inteira ou grãos úmidos.

Se o objetivo é a produção de grãos, híbridos com elevado potencial de rendimento de grãos e bom empalhamento são fundamentais.

Se for a produção de silagem, buscar: alta produção de massa verde e elevada produtividade de grãos; equilíbrio entre colmos, folhas e espigas; e maior período útil de colheita (evitar híbridos hiper e superprecoces).

O nível de tecnologia disponível na propriedade (insumos, maquinário, análise de solo etc.) também determinará o grau do investimento na semente e é parte fundamental na exploração do máximo potencial produtivo que ela proporcionará.

Híbridos Brevant® Sementes

Contamos em nosso portfolio com 16 híbridos adaptados às necessidades de diferentes regiões, seja para grãos ou para silagem.

Destacamos os híbridos B2800VYHR/B2800PWU, B2801VYHR, precoces, com bom porte e planta e posicionados para verão e Safrinha e o B2360PWU, superprecoce, com ótima qualidade de raiz e colmo, indicado para a Safrinha também.

Já o híbrido B2702VYHR possui excelente potencial de rendimento, proporciona uma excelente qualidade de grãos e é indicado tanto para verão quanto para Safrinha.

Atuamos de Norte a Sul do país, contando com o maior banco genético do mercado para simplificar as decisões do produtor. Para mais detalhes sobre o portfolio, acesse: https://www.brevant.com.br/produtos/milho.html.

Condições edafoclimáticas e adaptação à região

As condições edafoclimáticas dizem respeito às características do solo e do clima da região da produção e devem ser analisadas para a escolha de uma semente que se adapte bem à área de cultivo.

As empresas que comercializam sementes costumam direcionar as vendas regionalmente, oferecendo mais segurança ao produtor. Por isso, é preciso ter atenção quando a compra é realizada em local diferente de onde o plantio será realizado.

Além disso, é importante a consulta ao Zoneamento Agrícola de Risco Climático, publicação anual do Ministério da Agricultura que conta com estudos validados pela Embrapa e indicam quais híbridos são recomendados para ambas as Safras (1ª e 2ª) em cada região do país.

Outros aspectos de relevância

Além dos aspectos comentados anteriormente, destacamos mais cinco fatores que devem ser levados em consideração na análise da semente de milho a ser utilizada pelo produtor:

  • Estabilidade e potencial de rendimento de grãos.
  • Resistência às principais doenças que ocorrem na região.
  • Nível de tecnologia disponível para o híbrido a ser utilizado.
  • Ciclo adequado aos diferentes sistemas de produção.
  • Aceitação comercial do tipo de grão pelo mercado consumidor, principalmente quanto à cor e à textura do grão.

Destacamos que a escolha deverá atender às necessidades específicas de cada propriedade, para tornarmos possível o incremento dos ganhos produtivos de acordo com as condições e características da região. 

Na escolha do híbrido, o produtor deve fazer uma avaliação completa das informações geradas pela pesquisa, assistência técnica, empresas produtoras de sementes, experiências regionais e pelo comportamento de Safras passadas.

Sempre que possível, é recomendável o plantio de dois ou mais híbridos que combinem um balanço de características, para promover a redução de riscos.

Referências

EMBRAPA Milho e Sorgo
Scot Consultoria