Blog

Silagem de qualidade e vida transformada: a história de João Marcelo com as sementes Brevant®

Something went wrong. Please try again later...

João Marcelo usa e recomenda os híbridos Brevant® Sementes. O produtor e presidente da Associação Proleite conta que as tecnologias da marca mudaram sua vida.

   No agreste de Pernambuco, uma região de clima desafiador e chuvas escassas, a história de João Marcelo Cavalcante de Almeida mostra como a tecnologia e a determinação podem mudar a vida de um produtor e de toda uma comunidade. Médico-veterinário e presidente da Associação Proleite, ele vive hoje uma realidade bem diferente daquela de alguns anos atrás. Com o uso das sementes Brevant®, João conseguiu não apenas transformar a produção de sua fazenda, mas também melhorar a qualidade de vida de sua família e inspirar outros produtores da localidade.

A vocação de veterinário à vida no campo

   João Marcelo sempre esteve ligado ao campo. Filho de produtores rurais, cresceu acompanhando a rotina com o gado de leite. Mas tinha também um sonho: ser veterinário. "Na verdade, eu fiz ao contrário. Eu fui de produtor a veterinário, depois voltei de veterinário a produtor", conta. Depois de estudar fora, voltei para casa em 2017 sem propostas de emprego e tomei uma decisão calorosa: dedicar-se integralmente à produção de leite junto com o pai.

   Essa volta às origens coincidiu com um momento de mudança. Ele sabia que você deveria investir para crescer. "Conversei com minha esposa e disse: ou esse ano a gente lucra ou a gente quebra. Eu tenho que produzir silagem porque é o caminho que eu vejo para sair da estaca zero."

O encontro com a Brevant® Sementes

   Foi nesse momento que o produtor conheceu os híbridos Brevant® Sementes, por meio da parceira Rancho Alegre. Ele começou com o B2433PWU, híbrido que rapidamente mostrou todo o seu potencial. Mesmo em um ciclo de chuvas abaixo de 300 milímetros, João alcançou uma produtividade impressionante para a região: cerca de 35 toneladas de silagem por hectare.

   O resultado superou as expectativas da família. "Meu pai ficou surpreso que a semente era cara, mas, quando viu o resultado, ficou surpreso. E o mais impressionante foi que os vizinhos queriam saber o que eu tinha plantado para conseguir uma produção naquela, já que eles não tinham conseguido o mesmo", contou ele.

Silagem de qualidade, rebanho bem alimentado e leite superior

Produtor e gado em sua fazenda.
Produtor e gado em sua fazenda.

   Os impactos do uso de híbridos Brevant® Sementes na fazenda de João foram imediatos. A produtividade deu um salto, e a reserva de alimento para o gado aumentou. "Eu era acostumado a plantar na mesma área e tirar silagem para seis meses, quatro meses. Passei a ter silagem para um ano e meio, dois anos. Produzi 16 hectares, cerca de 500 toneladas de silagem. Até então, nunca tinha conseguido isso", relata.

   Além da quantidade, a qualidade também impressionou. A análise bromatológica mostrou padrão prata, atestando o valor nutritivo do material. Para um veterinário que valoriza a alimentação do rebanho como base da produção, esse resultado foi decisivo. Com volumoso de qualidade e constância na dieta, a produção de leite se estabilizou, garantindo mais previsibilidade e segurança financeira. "Eu vejo que a vaca tem primeiro que comer fibra, matéria seca, e a base minha é silagem. Quando consegui produzir essa silagem, comecei a melhorar a minha qualidade de vida", explica.

Mais do que números: transformação de vida

   Os benefícios não restritos ao campo. O avanço na produtividade permitiu que João investisse na família e melhorasse sua qualidade de vida. "Hoje eu posso dar um conforto maior aos meus filhos, à minha esposa, e ainda sobra algum dinheiro para fazer o que eu antes tinha vontade e não podia. Por isso que eu digo que a Brevant® Sementes mudou a qualidade de vida também."

   Hoje, com quatro filhos, incluindo uma recém-nascida, João olha com orgulho para a trajetória que construiu. Com o crescimento da produção, vieram conquistas concretas: melhoria da casa, compra de carro e caminhão e aumento do plantio de vacas. O produtor faz questão de contar que sua esposa também é peça fundamental nesse processo: "Até oito meses de gravidez, ela estava dentro da ordem, tirava o leite, enquanto eu fazia as outras coisas. É um trabalho em família, todo mundo colaborando".

Liderança e impacto coletivo

   A experiência positiva não ficou restrita à propriedade de João. Como presidente da Associação Proleite, ele compartilha seu aprendizado e influência diretamente de outros produtores da região. Quando ele começou a usar as sementes B2433PWU, em 2023, apenas três produtores da associação plantavam Brevant® Sementes. No ano seguinte, esse número foi triplicado. "De 20 sacos que o Rancho Alegre vendeu para a associação, acabou vendendo 70. O salto foi muito grande e quem plantou estava satisfeito. Hoje já temos umas dez pessoas que estão plantando Brevant® Sementes."

   Para João, o bom resultado coletivo é motivo de orgulho: "A gente vê que o produtor não espera mais apenas por sementes doadas, sem tecnologia. Hoje busca investir em algo melhor, porque viu na prática que dá retorno".

Um futuro promissor

   Os desafios climáticos no agreste são constantes, mas João aprendeu que as sensações certas fazem a diferença. Em um episódio recente, sua lavoura suportou 32 dias de seca logo após o plantio e, mesmo assim, garantiu 25 toneladas de matéria seca: “Eu já estava desanimado, mas, depois que voltou a chover, o milho se recuperou e me surpreendeu. Para mim, foi uma experiência fantástica”.

   Sua história mostra, com clareza, como a tecnologia, aliada ao esforço do produtor, pode transformar realidades, gerar prosperidade e inspirar toda uma comunidade. No campo de João Marcelo, os híbridos Brevant® Sementes se substituíram por produtividade, qualidade e futuro. Graças a esse histórico, o produtor segue confiante e fiel à marca. "Sou fã. Tem hora que parece até que eu trabalho para a Brevant® Sementes de tanto que recomendo", ele brinca.