Blog

Brevant® Sementes: tecnologia avançada e rigorosos padrões de qualidade

Something went wrong. Please try again later...
 

Para avaliar os híbridos que coloca no mercado, a Brevant® Sementes segue padrões mais rigorosos do que os exigidos pelo MAPA.

     A Brevant® Sementes destaca a importância da qualidade das sementes de milho para garantir alta produtividade, enfatizando rigorosos padrões que superam as exigências legais brasileiras. A empresa realiza testes avançados para avaliar germinação e vigor, assegurando sementes com potencial produtivo e sanidade elevados.

  • Qualidade essencial para produtividade: A qualidade das sementes influencia diretamente a emergência, uniformidade e produtividade das plantas.  
  • Testes rigorosos de qualidade: Além do teste padrão de germinação, a Brevant® Sementes utiliza o Performance Stress Test (PST), que avalia o vigor em condições de estresse extremo para todos os híbridos.
  • Cuidados no armazenamento: A qualidade das sementes é preservada desde o campo até o armazenamento, que é feito em ambiente climatizado com controle de temperatura e umidade.
  • Padrões superiores aos legais: A Brevant® Sementes mantém índices mínimos mais rigorosos que os do MAPA, com germinação mínima de 90%.  

 

     A qualidade das sementes é um fator determinante para o sucesso da produção agrícola. Sabendo disso, a Brevant® Sementes não abre mão de entregar híbridos de milho com potencial produtivo, sanidade e de alta performance. Afinal, a esses fatores são essenciais para proporcionar boa emergência, uniformidade de estande e assim obter alta produtividade.

     A avaliação da qualidade das sementes envolve parâmetros fisiológicos, sendo germinação e vigor os principais indicadores (ISTA, 2024). Enquanto a germinação expressa o potencial máximo de viabilidade sob condições ideais, o vigor representa a capacidade da semente em manter bom desempenho sob condições adversas (SHAH et al., 2020).

 

     A germinação é definida como o processo de desenvolvimento da semente até a formação de uma plântula normal, sendo expressa em percentual após testes realizados sob condições controladas de temperatura, luz e umidade (ISTA, 2024). Já o vigor é um conceito mais amplo, que abrange características fisiológicas e bioquímicas relacionadas à rapidez e uniformidade da emergência, bem como à tolerância da semente a estresses ambientais (TEKRONY; EGLI, 1991).

 

     O teste de germinação padrão é o método mais utilizado para avaliação da viabilidade das sementes, sendo regulamentado internacionalmente pelas Regras da ISTA (2024). No entanto, como ele é conduzido sob condições ideais, muitas vezes não reflete o comportamento das sementes em campo. Por isso, a Brevant® Sementes realiza o teste PST (Performance Stress Test), um teste padrão de vigor desenvolvido pela Corteva Agriscience. O PST é mais agressivo, baseado nas características de cada híbrido de milho, e por isso permite um gerenciamento seguro dos lotes produzidos.

 

     A qualidade das sementes é influenciada por uma série de fatores desde o campo até o armazenamento. Assim como, o processo de secagem e beneficiamento deve ser conduzido cuidadosamente para evitar danos mecânicos e fisiológicos, durante o armazenamento, a manutenção de baixa temperatura e umidade relativa é fundamental para preservar a qualidade da semente (CUI et al., 2022). Não à toa, 100% dos lotes da Brevant® Sementes são armazenados em ambiente climatizado com condições controladas de umidade e temperatura.

 

     No Brasil o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) estabelece índices mínimos de para as sementes serem comercializadas, sendo de 98% de pureza, 85% de germinação e de 3% de sementes infestadas para as sementes certificadas de primeira geração (C1). No entanto, a Brevant® Sementes segue padrões mais rigorosos do que os exigidos pela legislação vigente, sendo de 99,5% de pureza, 90% de germinação e no máximo 1% de sementes infestadas.

 

     Em uma avaliação da média de germinação de 2450 lotes de híbridos de milho da Brevant® Sementes, em três diferentes safras (2023:1.000 lotes; 2024:750 lotes e 2025:700 lotes), a germinação média foi superior a 97%. (Figura 1).

Figura 1. Média de germinação de três safras (2023, 2024 e 2025) dos híbridos Brevant.
Figura 1. Média de germinação de três safras (2023, 2024 e 2025) dos híbridos Brevant.

     Os rigorosos padrões de qualidade da Brevant® Sementes também são válidos para a sementes comercializadas em safras seguintes, e assim passam por uma reanalise com os mesmos critérios para entregar qualidade ao produtor rural. Quem escolhe qualquer semente tem um resultado qualquer, mas quem escolhe qualidade e produtividade, escolhe os híbridos Brevant® Sementes! Nosso compromisso com a excelência faz toda a diferença!

 

Referências:

 

  • CUI, H. et al. Prediction of maize seed vigor using hyperspectral data and machine learning models. Seed Science and Technology, v. 50, n. 4, p. 1–12, 2022.
  • INTERNATIONAL SEED TESTING ASSOCIATION (ISTA). International Rules for Seed Testing. 2024 Edition. Zurich: ISTA, 2024.
  • SHAH, F. S. et al. Seed vigor testing of subtropical corn hybrids and its relation to field emergence. Agricultural Science Digest, v. 40, n. 1, p. 1–7, 2020.
  • TEKRONY, D. M.; EGLI, D. B. Relationship of seed vigor to crop yield: a review. Crop Science, v. 31, p. 816–822, 1991.