Blog •  26/07/2023

Benefícios do Tratamento de Sementes Industrial para a soja

Ricardo Zottis , Agrônomo de Campo 
Something went wrong. Please try again later...
lavoura de soja

Saiba como o Tratamento de Sementes Industrial (TSI) de soja pode ajudar a preservar a qualidade dos grãos de maneira efetiva.

O Tratamento de Sementes Industrial (TSI) de soja é uma das mais importantes técnicas adotadas para manter a qualidade fisiológica e genética das sementes. Isso garante a correta dosagem dos produtos utilizados e o recobrimento uniforme de cada semente. Além disso, o TSI protege os estádios iniciais da cultura, garantindo a população inicial de plantas. Com isso, o estabelecimento da lavoura vem como consequência.

Tratamento de sementes de soja

O tratamento de sementes de soja foi iniciado primeiramente nos anos 1980. Desde então, essa técnica se tornou uma das ferramentas mais utilizadas para auxiliar o Manejo Integrado de Pragas e Doenças. Isso acontece porque a técnica visou a proteção inicial das sementes e plântulas.

Nos anos 1990, com a expansão dos plantios da soja para as regiões Norte e Centro-Oeste, os produtos registrados para uso no TS eram, em sua maioria, fungicidas com ação sistêmica, contato e suas associações.

O objetivo principal era de erradicar ou diminuir os níveis dos fungos presentes nas sementes. Além disso, proteger contra os patógenos do solo, principalmente sob condições de estresse climático durante a germinação e as fases iniciais de desenvolvimento das plantas.

Essa modalidade de tratamento ficou conhecida como Tratamento On Farm. Os equipamentos mais utilizados eram os tambores rotativos manuseados pelos agricultores ou por seus funcionários pouco antes da semeadura da soja. 

Apesar de um baixo custo, essa operação apresentava mais riscos aos aplicadores, pela necessidade do manuseio constante dos produtos. Também,  quando avaliado o resultado, não era possível certificar que as sementes haviam recebido a dose ideal recomendada.

TSI: benefícios na soja

Com a evolução dos produtos registrados, bem como a utilização de equipamentos modernos e mais precisos, com os quais é possível certificar a dosagem correta em cada semente, o Tratamento de Sementes Industrial se tornou uma importante ferramenta de auxílio aos agricultores no estabelecimento inicial das lavouras.

O Sistema de Tratamento de Sementes Industrial da Brevant – LumiGen – apresenta um amplo espectro de controle de pragas e doenças. Por isso, ele garante a manutenção da qualidade fisiológica das sementes junto a uma maior segurança para o produtor e seus funcionários.

Como funciona o Tratamento de Sementes Industrial?

Doenças iniciais

Para o controle das principais doenças iniciais, como podridões e fungos de armazenamento, o TSI utiliza o fungicida Rancona T. Ele, além de proporcionar maior proteção às sementes contra os fungos, protege durante os estágios suscetíveis da plântula, principalmente quando ocorrem condições desfavoráveis ao desenvolvimento da cultura.

Controle de pragas

Com relação ao controle das principais pragas de solo e foliares iniciais que impedem o estabelecimento da lavoura, o TSI de soja, por meio do inseticida Dermacor, proporciona uma excelente manutenção do stand inicial, protegendo as plântulas do ataque dos principais insetos mastigadores e garantindo, assim, o correto stand inicial das lavouras.

Nematoides

Além dessas pragas iniciais, existe a ocorrência dos nematoides em quase todas as regiões produtoras do Brasil. Os nematoides são pequenos vermes que têm ganhado importância nos últimos anos devido ao aumento populacional e pelo hábito alimentar na região da rizosfera, retirando nutrientes essenciais das plantas e servindo de porta de entrada para algumas doenças fúngicas. Os principais tipos de nematoides que ocorrem na cultura da soja são os formadores de galhas (Meloidogyne spp.), de cisto (Heterodera glycines), das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) e o nematoide reniforme (Rotylenchulus reniformis).

Para combater os nematoides, o TSI de soja Brevant conta com o nematicida Lumialza. Ele tem o Bacillus amyloliquefaciens (cepa PTA-4838), uma bactéria natural dos solos que forma uma barreira biológica viva em torno das raízes. Isso auxilia o desenvolvimento das plantas por meio de raízes sadias e, como consequência, plantas mais preparadas para atingir melhor rendimento.

Proteção de raízes

Para auxiliar nessa proteção das raízes, o TSI de soja Brevant conta com o bioestimulante Lumidapt Valta. Composto por carbono orgânico, macro e micronutrientes, ele favorece o desenvolvimento radicular pelo melhor aproveitamento dos recursos naturais disponíveis, como água e nutrientes. Plantas com raízes bem desenvolvidas se tornam mais aptas a um melhor desenvolvimento foliar. Por isso, estão mais sujeitas a expressarem o seu potencial de rendimento.  

Um importante complemento no TSI de soja Brevant é a adição de fertilizante com alta concentração de cobalto e molibdênio (Rizomicro CoMo), essenciais para a fixação biológica de nitrogênio nos microrganismos, junto à utilização de inoculantes Rizoliq, que permite a inoculação antecipada das sementes em até 60 dias.

A associação dos produtos utilizados, assim como a ordem de adição deles e a utilização do correto polímero desenvolvido e testado para o TSI de soja Brevant acarreta  maior compatibilidade e fluidez das sementes ao sistema de plantabilidade das semeadoras do mercado. 

Sobre a Corteva Agriscience

O departamento de Pesquisa da Corteva Agriscience continua trabalhando incansavelmente na busca por novos produtos com maior eficiência no controle das pragas e doenças iniciais junto às associações de microrganismos biológicos, assim como a indústria está cada vez mais apta a realizar as complexas operações de forma mais assertiva e eficiente, buscando sempre a excelência em qualidade.

Escrito por Ricardo Zottis - Agrônomo de Campo da Brevant® Sementes - SP