Blog •  02/02/2024

O futuro silagem de milho para gados de corte e leite - Brevant® Sementes

Something went wrong. Please try again later...
Silagem de Milho para Gado de Corte e Leite

Escrito por Viviane Ruela e Marília Ferreira, Agrônomas de Campo Brevant® Sementes.

Com o alto custo das commodities, os produtores vêm buscando mais informações sobre todos os tipos de silagem de milho  disponíveis para composição de dietas de gado de corte e leite.

O mercado de alto investimento busca fontes alternativas de energia nas dietas de diferentes lotes de performance de animais nas propriedades. Esse trabalho teve o objetivo de fornecer subsídios e informações para que os produtores pudessem fazer um planejamento alimentar em suas propriedades. Essas informações, por sua vez, carecem de dados a respeito das condições nacionais, bem como é preciso estudar a performance dos híbridos de milho da Brevant® Sementes em relação à produtividade e à porcentagem de amido. Além disso, as informações auxiliam na antecipação de demanda de produtores e nutricionistas para planejamento da nutrição de acordo com os recursos, o manejo e a performance animal almejada.

Material e métodos para silagem de milho

Os ensaios foram implementados nos estados de Goiás (GO) e Minas Gerais (MG).

Em GO, o trabalho foi realizado na safra 22-23 no município de Santa Bárbara. As parcelas foram de 8 linhas de 10 metros, dessas, foram colhidas as 4 linhas centrais.

Já em MG, o trabalho foi realizado nas safras 20-21, 21-22 e 22-23 nos municípios de Alfenas, Três Corações, São Gonçalo do Sapucaí e Patrocínio. As parcelas foram de 6 linhas de 10 metros, destas, foram colhidas as 4 linhas centrais. As áreas foram conduzidas junto aos impacts, seguindo o tratamento padrão de pesquisa da Corteva Agriscience, sob alto investimento. Analisamos as performances dos híbridos da Brevant® Sementes nas seguintes modalidades de silagem:

T1- Silagem planta inteira colhida a 20cm do solo.

T2- Silagem planta inteira colhida a 40-50cm do solo.

T3- Toplage (Parte superior), colhida no primeiro nó abaixo da espiga principal.

 

T4- Stalklage ( Colmo), colhida no primeiro nó abaixo da espiga principal.

 

Tratamentos para silagem de milho

Nos tratamentos 1, 2 e 4, a metodologia utilizada consistiu no corte das plantas de acordo com a altura especificada para cada tratamento. Esse procedimento foi realizado em uma linha de 3 metros em sequência. Após o corte, o peso foi retirado para o cálculo de matéria verde. Em seguida, foram selecionadas 3 plantas de forma aleatória, mas que representassem adequadamente a realidade da parcela estudada, essas plantas foram picadas em ensiladeira. As amostras foram feitas de acordo com as orientações do laboratório e enviadas por Sedex para gerar a bromatologia de cada híbrido em cada corte.

T5- Silagem de espigas (Snaplage), composta em média por 75% de grãos, 15% de sabugo.

A metodologia utilizada no tratamento 5 (snaplage) foi a coleta de 10 espigas, na mesma linha em sequência e moídas em ensiladeira. As amostras foram feitas de acordo com as orientações do laboratório e enviadas por Sedex para gerar a bromatologia de cada híbrido.

T6- Silagem de grãos úmidos, silagem energética destinada a substituição integral ou parcial do fubá de milho nas dietas dos animais.

A metodologia utilizada no tratamento 6, de grãos úmidos ou reconstituídos, foi a coleta de 4 espigas debulhadas, somente os grãos foram pesados para realizar o cálculo de produtividade. As amostras foram realizadas de acordo com as orientações do laboratório e enviadas via Sedex para gerar informações de bromatologia de cada híbrido.

Avaliações

Avaliamos os seguintes fatores:

Primeiramente, os diversos parâmetros agrícolas, incluindo matéria seca por hectare (MS/ha), porcentagem de matéria seca (%MS) e porcentagem de amido (%Amido). Também foram medidos a digestibilidade de fibra da planta (DFDN) e a fração de fibra da planta (FDN). Por fim, foram analisados o quilo de leite por tonelada de matéria seca (Kg leite/t MS), quilo de leite por hectare (Kg Leite/ha) e os quilos (Kg) de nutrientes extraídos via planta do tipo de corte a 80 cm.

Por meio desse trabalho, a Brevant® Sementes conseguiu posicionar seus materiais dentro das características baseadas em Volume x Qualidade X Altura de Corte (Tabela 1).

Tais classificações dão suporte aos produtores e ao time comercial da Brevant® Sementes na tomada de decisão sobre qual híbrido usar em função do propósito destinado.

Em todos os anos dos ensaios, nota-se que em cada tratamento temos uma performance diferente dos híbridos. O que reforça que para cada tipo de corte deve ser orientado o plantio do híbrido de milho que melhor atende à demanda energética da dieta a ser formulada, seja para leite seja para corte. Salienta-se a importância desse tipo de informação e domínio das representações comerciais sobre o tema.

Autoras: Viviane Ruela e Marília Ferreira, Agrônomas de Campo Brevant® Sementes.