Blog •  31/01/2023

Produtores valorizam relacionamento interpessoal aliado à inovação

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Produtores valorizam relacionamento interpessoal aliado à inovação

Arthur Igreja, especialista em Tecnologia, reforça a importância de unir inovação ao relacionamento interpessoal no agro.

No Brasil, algumas ferramentas que têm facilitado a comunicação no agro e o acesso rápido a qualquer informação são os aplicativos de mensagens. Uma pesquisa recente, apresentada em um evento sobre tendências para o agronegócio, mostrou que, no Brasil, o WhatsApp é a rede mais influente em relação à compra de insumos e comercialização da produção.

Diferente do que acontece nos Estados Unidos, onde os websites e a televisão são os meios de comunicação mais relevantes para os produtores, no Brasil, os canais de relacionamento interpessoal e as mídias sociais são mais valorizados.

“O WhatsApp está em 99% dos smartphones no Brasil. Ele é o canal principal para as conversas pessoais e, naturalmente, logo se tornou o canal mais usado para a compra de insumo. Acho que isso é consequência do domínio do aplicativo em todos os segmentos, e que também é usado no agronegócio”, avalia o  especialista em Tecnologia, Inovação e Tendências, Arthur Igreja.

Canais de comunicação digital aproximam fornecedores e produtores

As ferramentas digitais têm ocupado cada vez mais espaço na comunicação entre empresas e clientes. No agronegócio, não é diferente. São diversas tecnologias e aplicativos para apoiar os produtores em suas decisões e orientar sobre as melhores escolhas em produtos, insumos e serviços.

Igreja afirma que a comunicação é absolutamente essencial para o produtor rural que busca por informações, seja para adotar novas tecnologias ou para entender melhor o mercado. 

“Para ter acesso a essas informações, ele usa diferentes canais, seja conversando muito com outros produtores, participando dos dias de campo, cooperativas ou interagindo com os fornecedores”, diz o especialista, que também é cofundador da plataforma AAA Inovação.

O especialista destaca que a tecnologia pode ajudar a tornar essa comunicação mais customizada e individualizada, contribuindo para a disseminação de informações por meio das redes sociais, por exemplo.

Importância do relacionamento interpessoal

Embora as ferramentas digitais sejam bem-vindas no agronegócio brasileiro, os produtores ainda valorizam muito o relacionamento interpessoal. Para Igreja, o ponto central é usar essas duas importantes formas de comunicação de forma complementar. Ele considera muito importante que isso seja levado em conta.

“Os produtores gostam muito desse relacionamento, do olho no olho, da visita, do convívio. Mas também gostam da praticidade e da digitalização. Então, a questão é combinar o melhor dos dois mundos e ter a sabedoria para usar no momento certo. Ou seja, tem interações que são essencialmente interpessoais e presenciais, enquanto outras serão mais práticas se forem digitais”, explica.

Para o especialista, o campo ainda tem bastante para amadurecer e evoluir, seja do ponto de vista da administração financeira ou como negócio, e a inovação tecnológica pode ajudar muito nisso. Ele destaca que a inovação deve ser vista de forma ampla, seja na interação para comprar os insumos, para comercializar os produtos ou para fazer uma boa gestão dos negócios.

“A inovação não é só maquinário novo, genética, sementes ou melhores defensivos, mas também deve melhorar os processos no campo. É simplificar, tornar as coisas mais práticas, mas também fazer uma melhor utilização dos dados, como é o caso da agricultura de precisão”, afirma.

Comunicação e confiança fazem a diferença

Uma parceria bem-sucedida entre produtor e fornecedor é construída a partir da confiança, do comprometimento e da satisfação com o atendimento recebido. Prova disso é o resultado da pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade de Brasília (UnB), que analisou o relacionamento entre agricultores e fornecedores de sementes.

Os estudos indicam que o bom relacionamento entre eles é muito influenciado pela satisfação e pela comunicação. Essa parceria influencia o produtor de maneira positiva, colaborando para que ele adote boas práticas de gestão da qualidade.

Para não errar na hora da compra, é fundamental buscar fornecedores de confiança que, além de bons produtos, ofereçam assistência técnica e orientação. Esses aspectos são essenciais para fortalecer a relação entre os agricultores e os técnicos de campo.

A Brevant® Sementes sabe que tão importante quanto investir em tecnologia e inovação é saber transmitir as informações ao produtor, para que ele se beneficie dos avanços que foram alcançados. Por isso, a marca valoriza a prática de uma comunicação eficaz, utilizando ferramentas como o WhatsApp, que ajudam a fortalecer o relacionamento interpessoal e simplificam o dia a dia dos clientes.

Você pode entrar em contato direto com a Brevant® Sementes pelo WhatsApp  (51) 9532-3840 ou pelas redes sociais:

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