Blog •  12/01/2023

Produto Interno Bruto do agronegócio: a importância para o país e expectativas

Eduardo Abe, zootecnista. 
Something went wrong. Please try again later...
Grãos de soja sobre dinheiro.

O que é Produto Interno Bruto (PIB)?

O Produto Interno Bruto é um indicador econômico que representa a soma de todos os bens e serviços produzidos em determinado país, estado ou cidade, ao longo de um determinado período (trimestral ou anual). É calculado na moeda local do país e, para fins comparativos, pode ser convertido para dólar.

A variação do PIB, em percentual, é um dos principais indicadores utilizados para analisar e comparar o desenvolvimento econômico de uma região ao longo do tempo.

Figura 1. Variação anual do PIB brasileiro, desde 2012.Fonte: IBGE / Elaborado por Scot Consultoria

Uma variação positiva do PIB indica um maior desenvolvimento e maior oferta de trabalho para suprir a demanda por bens e serviços.

Por meio da avaliação de cada setor, como ele está se desenvolvendo, é possível que o governo e/ou investidores decidam como e onde devem ser realizados investimentos.

PIB do agronegócio

O agronegócio brasileiro é um dos setores mais sólidos e rentáveis da economia. Algumas décadas atrás, o Brasil era um importador de commodities agrícolas, hoje, tornou- se um dos maiores exportadores mundiais.

Calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em 2021, o PIB do agronegócio cresceu 8,36%, em relação ao ano anterior, resultando na participação de 27,4% do PIB brasileiro, a maior desde 2004.

Em 2022, no primeiro semestre, o PIB do agronegócio recuou 2,48% frente ao mesmo período de 2021. Um dos principais responsáveis por esse cenário foi a alta dos custos com insumos nas agroindústrias e na agropecuária.

Na Safra de 2021, apesar dos atrasos, a produção de soja foi recorde e a de arroz foi muito boa. Esse ano a Safra para ambas as culturas foram prejudicadas por problemas climáticos ocorridos no Sul do Brasil e no Mato Grosso do Sul.

Outro fator que contribuiu para o recuo foram os problemas climáticos na região Sul do Brasil e no Mato Grosso do Sul, que afetaram a produção de soja e arroz.

Figura 2. Participação do PIB do agronegócio no PIB total, desde 2004. Fonte: Cepea / Elaborado por Scot Consultoria

Expectativas

Para o segundo semestre, existe grande expectativa quanto ao resultado consolidado da segunda Safra de milho, que deve ser divulgado em dezembro, visto que, em 2021, houve quebra de produção devido ao clima. A ocorrência do fenômeno La Niña alterou o regime pluviométrico em importantes regiões produtoras.

Outra cultura que deve se destacar é a do trigo. Devido ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que não apresenta sinais de um fim, as cotações do cereal estão voláteis e acima do patamar pré-guerra. A Rússia é um dos maiores produtores mundiais de trigo.

É importante salientar que esse recuo previsto para 2022 se dá frente ao patamar recorde do PIB alcançado em 2021 e que, mesmo que ocorra redução do PIB do agronegócio, a participação continuará elevada, representando ainda pouco mais que um quarto do PIB total de acordo com estimativas (25,5%).

Além disso, se a expectativa do 2° Levantamento da Safra de Grãos 2022/23 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) se concretizar, para a Safra 2022/23, teremos um aumento de 15,5% na produção total de grãos, se comparado à Safra anterior.

Referências

Banco Central do Brasil
Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - Cepea
Companhia Nacional de Abastecimento - Conab
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA
Scot Consultoria