Blog •  16/05/2022

O milho e a soja brasileiros e a guerra russo-ucraniana - pontos de atenção para a safra 2022/23

Escrito por Felipe Fabbri, zootecnista, me
Something went wrong. Please try again later...
Nas imagens, duas perspectivas de lavouras de milho em fase de desenvolvimento

Conflito no leste europeu afeta diretamente o mercado brasileiro

Na madrugada de 24 de fevereiro de 2022 o mundo assistiu às forças armadas russas invadirem a Ucrânia.

De lá para cá, mais de dois meses se passaram e uma solução acerca do conflito na região segue fora do radar.

Por mais distante de nosso país que o conflito aparente estar, Rússia e Ucrânia possuem grande importância para o agronegócio global, com destaque ao Brasil.

A Rússia é responsável por aproximadamente 20% das importações de fertilizantes do Brasil (fosfatados, nitrogenados e potássicos). O Brasil não é autossuficiente e as importações respondem por cerca de 80% do abastecimento nacional de fertilizantes.

Além de fertilizantes, no contexto global, a Rússia é um grande player no contexto energético, no mercado tritícola e petrolífero, fatos que impulsionaram os preços no mundo nos últimos meses.

Do lado ucraniano, a relevância do país concentra-se na oferta global de milho. O país é um dos quatro maiores exportadores do cereal e, para a safra 2022/23, a expectativa é que a produção e as exportações caiam em meio ao conflito.

Esse cenário, somado aos estoques globais finais em baixa (figura 1), problemas com o clima na safra brasileira de verão 2022/23 e o atraso na semeadura da safra norte-americana 2022/23, também puxado pelo clima, são fatores de atenção.

Figura 1. Estoques finais de milho no mundo, em milhões de toneladas.
Estoques finais de milho no mundo, em milhões de toneladas
*Estimativa.
Fonte: USDA / Elaboração: Scot Consultoria

No mercado de soja em grão, nem Rússia nem Ucrânia possuem papel de destaque.

Mas os problemas envolvendo a oferta de petróleo russo elevaram a demanda por óleo de soja para fabricação de outras fontes de combustíveis e, indiretamente, afetaram os preços da soja em grão, já firmes por conta da safra sul-americana impactada pelo clima.

Perspectivas para o milho na safra 2022/23

A safra brasileira de grãos 2022/23 deverá ser marcada por custos de produção ainda elevados, com destaque aos fertilizantes e combustíveis.

Apesar do incremento nos custos de produção, a perspectiva de estoques finais enxutos (figuras 2 e 3), tanto para o milho quanto para a soja, mantém o viés de alta para as cotações no mercado brasileiro para a próxima temporada.

Figura 2. Estoques finais de milho no mundo, em milhões de toneladas.
Estoques finais de milho no mundo, em milhões de toneladas
*Estimativa.
Fonte: USDA / Elaboração: Scot Consultoria

Figura 3. Estoques finais de soja no mundo, em milhões de toneladas.
Estoques finais de soja no mundo, em milhões de toneladas
*Estimativa.
Fonte: USDA / Elaboração: Scot Consultoria

Do lado do milho, além da situação na Ucrânia, o plantio de milho da safra 2022/23 nos Estados Unidos encontra-se no ritmo mais atrasado desde 2013, com o clima pesando sobre as lavouras.

Desse modo, há incertezas quanto à produção global para a próxima safra, mantendo a expectativa de preços firmes no mundo e no Brasil.

Por outro lado, a expectativa é de crescimento para as exportações brasileiras do cereal, tanto na safra atual quanto para a próxima safra (veja na figura 4).

Figura 4. Exportações de milho, em milhões de toneladas.
Exportações de milho, em milhões de toneladas
*Estimativa.
Fonte: USDA / Elaboração: Scot Consultoria

No acumulado até abril/22, as exportações brasileiras de milho totalizaram 4,2 milhões de toneladas, incremento de 18,6% frente ao acumulado no primeiro quadrimestre de 2021. O preço médio, em dólares, pago pela tonelada do cereal exportada aumentou 50% nessa mesma base de comparação.

Em resumo

Com a expectativa de oferta global de milho, o mercado brasileiro deverá ganhar espaço, principalmente se confirmada a expectativa de boa produção para a segunda safra no país.

Os preços do cereal estão firmes no mercado internacional, fato que ressoa no mercado brasileiro.

Ao olharmos para o curto e o médio prazos (segundo semestre), a expectativa é de preços firmes entre setembro e novembro (figura 5), apesar da maior disponibilidade com a colheita da segunda safra no país.

Figura 5. Preços do milho no mercado físico e no mercado futuro em Campinas-SP, em R$ por saca de 60 quilos, sem o frete, em valores nominais.
reços do milho no mercado físico e no mercado futuro em Campinas-SP, em R$ por saca de 60 quilos, sem o frete, em valores nominais
Fonte: B3, Scot Consultoria

Para o produtor, apesar da expectativa de custos de produção maiores, o cenário deverá ser positivo se o clima colaborar com as boas expectativas para a segunda safra nacional e, de olho na safra 2022/23, manter esse cenário positivo para o mercado brasileiro.

 

Referências

B3 – Bolsa, Brasil, Balcão

Companhia Nacional do Abastecimento

Departamento de Agricultura dos Estados Unidos

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Scot Consultoria

Felipe de Lima Junqueira Franco Fabbri, zootecnista, me.
Scot Consultoria