Blog •  22/08/2022

Milho, soja e a liberação dos embarques para a China

Escrito por Thayná Drugowick, zootecnista.
Something went wrong. Please try again later...
O Brasil é o quarto maior produtor mundial de grãos e o segundo maior exportador

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de grãos e o segundo maior exportador (MAPA).

Estima-se que em 2022 a colheita brasileira de grãos atingirá o patamar recorde de 271,3 milhões de toneladas produzidas, com aumento de 6,2%, ou 15,8 milhões de toneladas, frente ao ano anterior (Conab).

A soja é a cultura mais produzida no Brasil, devido, principalmente, ao seu retorno econômico e versatilidade do grão.

Destaque para a Safra 2019/20, com a qual o Brasil superou a produção dos Estados Unidos e alcançou o primeiro lugar no ranking mundial de produção de soja, com 124,84 milhões de toneladas (Conab).

Estima-se que na Safra 2021/22 sejam produzidos 124,3 milhões de toneladas de soja, queda de 10,7% frente à Safra anterior em função dos efeitos da forte estiagem nos estados do Sul.

Figura 1. Produção de soja no Brasil, por Safra, em milhões de toneladas.
Produção de soja no Brasil, por Safra, em milhões de toneladas*estimativa
Fonte: Conab / Elaboração: Scot Consultoria

O milho é a segunda cultura mais produzida no Brasil (Conab). Na Safra 2019/20, o país ocupou a terceira posição na produção mundial de milho, com 102 milhões de toneladas, estando Estados Unidos e China no primeiro e segundo lugar, respectivamente (USDA).

Figura 2. Produção total de milho (1ª, 2ª e 3ª Safra) no Brasil, por Safra, em milhões de toneladas.
Produção total de milho (1ª, 2ª e 3ª Safra) no Brasil, por Safra, em milhões de toneladas*estimativa
Fonte: Conab / Elaboração: Scot Consultoria

Na Safra 2020/2021, a produção brasileira de milho foi de 87,10 milhões de toneladas, queda de 15,1% frente à Safra anterior, em meio à quebra de Safra, em especial de segunda, devido às adversidades climáticas enfrentadas no Sul e Centro-Sul do país.

A estimativa para Safra 2021/22 para a produção total é de 115,2 milhões de toneladas com expectativas positivas em relação à recuperação na produtividade do grão na segunda Safra.

Contextualizando a exportação de grãos

Em 2019, a exportação de milho foi recorde, com 42,75 milhões de toneladas do grão embarcados. O cenário foi positivo para o Brasil, devido ao câmbio favorável e à Safra menor nos Estados Unidos.

Figura 3. Exportações brasileiras de milho, em milhões de toneladas, no acumulado do ano (em verde) e no acumulado até maio (em laranja).
Exportações brasileiras de milho, em milhões de toneladas, no acumulado
*até mai/22
Fonte: Secex / Elaboração: Scot Consultoria

Em 2021, o Brasil exportou 20,42 milhões de toneladas de milho. O Irã foi o destino de 28% do produto brasileiro, seguido do Egito (24%), Coréia do Sul (9,3%) e Japão (4,9%). 

Contudo, com a quebra de Safra de milho no ano passado, o volume de exportação caiu na ordem de 14 milhões de toneladas, ou 40,7% em relação ao ano anterior.

De janeiro a maio deste ano, foram exportadas 5,37 milhões de toneladas, incremento de 51,3% frente ao acumulado no mesmo período em 2021, e o viés é de ritmo firme para as exportações do cereal em 2022.

Em relação à soja, as exportações são crescentes desde 2019 (figura 4), ocupando a liderança das exportações do agronegócio no país.

Figura 4. Exportações brasileiras de soja, em milhões de toneladas, no acumulado do ano (em verde) e no acumulado até maio (em laranja).
Exportações brasileiras de soja, em milhões de toneladas
*até mai/22
Fonte: Secex / Elaboração: Scot Consultoria

Em 2019, a China foi impactada pelo surto da peste suína africana e boa parte do seu rebanho suíno foi dizimada. Contudo, o país teve uma recuperação rápida, com seu plantel de matrizes de suíno atingindo os níveis pré-surto em 2022.

Com a recuperação no país e maior tecnificação dos sistemas de produção, vê-se uma demanda crescente no mercado internacional de soja e de milho por parte dos chineses.

Em 2021, a China foi a maior compradora de soja em grão do Brasil, representando 67% das vendas nacionais (Secex).

Com relação ao milho, o país é um dos principais produtores do grão, mas, entre 2019/20 e 2021/22, aumentou em 203% a importação do cereal ao redor do mundo, com a expectativa de cerca de 23 milhões de toneladas internalizadas na atual temporada (USDA).

Abertura da exportação de milho para a China

Em 24/5/22, a autoridade alfandegária da China assinou um acordo com o Brasil permitindo a importação de milho brasileiro.

Em meio à expectativa de menor produção global em 2022/23, a China busca garantir o estoque do cereal em uma origem alternativa.

O Brasil, com a recuperação da sua produção na Safra 2021/22 e expectativas iniciais positivas para a Safra 2022/23, somado ao câmbio em patamares elevados, deverá elevar as exportações do grão.

O que ratifica a potência agrícola brasileira e abre oportunidade para um novo momento do milho brasileiro.

Em contrapartida, o avanço dos laços comerciais com a China deixa as indústrias brasileiras (ração e mercado de energia) em alerta.

Considerações finais

A soja e o milho figuram entre os cinco dos principais produtos exportados pelo agronegócio brasileiro.

Embora as últimas duas Safras tenham sido frustradas devido às condições climáticas adversas, o cenário para o setor é positivo.

O Brasil é um grande player no mercado internacional de grãos e apesar da alta dos custos de produção, a expectativa é de preços firmes no mercado internacional tanto para a soja quanto para o milho em 2022/23, o que somado à depreciação do real ante ao dólar, manutenção da demanda chinesa pela soja brasileira e potencial de abertura das exportações de milho à China trazem expectativas positivas para o agricultor e para o agronegócio brasileiro.

Referências

Companhia Nacional do Abastecimento

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Scot Consultoria