Blog •  14/11/2023

Produção de sorgo cresce no Brasil com participação da Brevant® Sementes

Something went wrong. Please try again later...
Lavoura de sorgo

Com híbridos de alta performance, estabilidade produtiva e sanidade, a Brevant® Sementes impulsiona a produção de sorgo no Brasil.

O cultivo de sorgo granífero é a atividade agrícola que mais avança no Brasil, considerando a Safra 2022 e a atual. Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área plantada com o sorgo aumentou 22,3% e a previsão de produção é que em 2023 seja 34% maior que a obtida no ano passado. O estudo, feito com base em 35 culturas, suas diversidades e números de safras em um único ciclo, também revelou que o rendimento médio aumentou de 2.765 kg/ha para 3.030 kg/ha.

Neste cenário promissor, a Brevant® Sementes tem uma participação importante ao impulsionar o mercado de sorgo, oferecendo aos produtores híbridos de alta performance e produtividade. Desde que entrou no mercado do agronegócio, em 2018, a marca sempre olhou o mercado de sorgo com atenção e foi pioneira ao investir em pesquisa de híbridos com mais sanidade, alta estabilidade e maior teto produtivo, para oferecer o que há de melhor para o produtor. 

Híbridos de alta performance 

Segundo Fernanda Lima, representante comercial da marca em Morrinhos (GO), estas são as características mais buscadas pelos produtores na hora de escolher o híbrido ideal, e essa busca por novas tecnologias e inovação é contínua.

Fernanda ressalta que um dos fatores que contribui para o crescimento na produção de sorgo é que a janela de Safrinha sofre alterações a cada ano, principalmente em função das condições climáticas e dos cultivares de soja escolhidos pelos agricultores.

“Em algumas situações, é mais seguro para o agricultor produzir sorgo em uma determinada janela de plantio. O plantio do sorgo é considerado menos arriscado em função de sua menor demanda hídrica quando comparada ao milho.”

Segundo ela, outro ponto que contribuiu para mudança no mercado de sorgo é que o agricultor tem procurado mais informações de manejo e investido mais na cultura. “Uma vantagem para o produtor é o fato dos híbridos Brevant® Sementes terem a opção de uma tecnologia embarcada que permite o uso de herbicida em pré-emergência: os híbridos Brevant® Sementes têm tratamento de sementes completo que propicia manejo com herbicidas pré-emergentes e ainda protege das principais lagartas na fase inicial”, afirma.

Versatilidade do sorgo conquista produtores 

O sorgo granífero é o tipo de sorgo mais plantado no Brasil, utilizado principalmente na composição de ração para nutrição bovina. Ele também é uma opção para silagem de alta concentração energética. Seu produto principal é o grão, mas após a colheita, como o resto da planta ainda se encontra verde, também pode ser usada como feno ou pastejo.

O sorgo também se tornou a principal alternativa dos produtores para o plantio de grãos na Segunda Safra, devido à sua alta produtividade, versatilidade e tolerância ao estresse hídrico, além da janela de semeadura mais extensa.

Híbridos de sorgo adaptados a cada necessidade

Para atender às necessidades dos agricultores que buscam por híbridos de sorgo de alta performance, a Brevant® Sementes possui um portfólio adaptado às diferentes realidades de cada fazenda, com híbridos de alta qualidade genética.

O sorgo da Brevant® Sementes passa pelo Tratamento de Sementes Industrial (TSI), que oferece proteção contra o ataque de pragas e doenças em estágios iniciais, com a adição de fungicida e inseticida. Esse tratamento é realizado pela plataforma tecnológica LumiGEN®, que possibilita a expressão do máximo potencial genético dos híbridos de sorgo.

O portfólio de sorgo da Brevant® Sementes é composto por quatro híbridos que se destacam no mercado: o 1G100 e o 1G233, que foram os mais plantados no país na Safra 2022, e os lançamentos mais recentes, o B1G255 e o B1G211. Eles se diferenciam pela precocidade ou ciclo, pela sanidade de folhas e plantas, e também pela tolerância ao estresse hídrico.

“O B1G211 vem mostrando alto potencial produtivo, sanidade, além de uma precocidade semelhante ao 1G100. Já o B1G255 se destaca pela sanidade e agrada aos produtores pelo seu custo-benefício. O 1G100 foi o primeiro da linha, conhecido pela rusticidade, estabilidade e tolerância ao alumínio tóxico. Temos também o 1G233, que é um sorgo bastante produtivo e consolidado no mercado”, explica. 

Apoio técnico que faz a diferença  

O avanço da Brevant® Sementes na preferência dos agricultores é consolidado pela assistência técnica oferecida pelos parceiros distribuidores da marca também porteira adentro. O produtor recebe toda a orientação necessária para saber como usar as melhores tecnologias de manejo, entender sobre quais os melhores híbridos e, assim, ter um ganho de produtividade.

“Através do time de agronomia, dos representantes comerciais e da equipe de distribuição, a Brevant® Sementes auxilia na tomada de decisão e assistência técnica aos produtores desde a escolha do híbrido até a colheita”, destaca Fernanda.