Blog •  26/07/2022

Agricultor usa tecnologias para melhorar a gestão e a produtividade

Something went wrong. Please try again later...
Engenheiro Agrônomo Vitor Hugo Rossetto Belotto em uma lavoura

Aos 25 anos, o paranaense Vitor Belotto investe em ferramentas tecnológicas que o auxiliam na administração da fazenda de grãos.

O engenheiro agrônomo Vitor Hugo Rossetto Belotto tinha apenas 20 anos e ainda cursava Agronomia quando assumiu o desafio de administrar a Fazenda São Pelegrino, em Ouro Verde do Oeste, no interior do Paraná. A relação com o agro é uma vocação que vem de família, mas, mesmo seguindo os passos do pai, que era produtor rural, ele buscou construir sua própria trajetória, repleta de aprendizados e novas experiências. 

Hoje, cinco anos depois de encarar o desafio, o jovem agricultor comemora com orgulho o desenvolvimento da fazenda que se destaca na produção de grãos  ̶ soja, milho e trigo. A produtividade média deste ano está na expectativa de 180 sc/ha.

Com uma visão de negócio voltada para a inovação e o uso de novas tecnologias, Belotto modernizou a gestão da propriedade, a fim de trazer mais eficiência e aumentar a produtividade. “Acredito que o segredo para alcançar meus objetivos é, antes de qualquer coisa, o foco no desafio e no planejamento”, afirma o produtor.

Inovação e tecnologia na fazenda

Ele conta que atualmente a gestão da fazenda passa por uma mudança importante, com a inserção de um grupo de consultoria que auxilia no monitoramento da lavoura e no acompanhamento de mercado, tanto para venda da produção, como para a aquisição de insumos.

Segundo o produtor, esse novo formato de gestão integra alguns sistemas, como, por exemplo, softwares que reúnem informações dos implementos na maioria das operações da propriedade (mapas de semeadura, pulverização e colheita), e os sistemas que auxiliam no controle financeiro da propriedade. Dessa forma, ele afirma, é possível dividir os custos por cada talhão e tratá-los de forma individualizada.

“Acredito que quanto maior o acúmulo de informações que temos de todo o processo, maior é a facilidade de encontrar os erros ou aquilo que pode ser otimizado, consequentemente reduzindo custos e aumentando a rentabilidade”, considera o produtor.

Outra inovação em teste na propriedade é a semeadura e a fertilização das áreas em taxa variável. De acordo com o agricultor, esse processo, quando consolidado, poderá trazer ganhos muito maiores não somente em produtividade, mas também na redução de custos. “As ferramentas de monitoramento auxiliam muito o desenvolvimento da lavoura, nossa propriedade ganhou muito em otimização de serviços com o uso das tecnologias disponíveis no mercado”.

Planejamento com foco na produtividade

O planejamento é uma das etapas mais importantes de qualquer negócio, contribuindo com as tomadas de decisões mais seguras e assertivas. Quem tem uma propriedade rural sabe a importância de se ter objetivos bem definidos e de poder contar com informações precisas para pautar todas as decisões. Para Belotto, um dos segredos para obter resultados efetivos no agronegócio é exatamente esse: dedicar tempo ao planejamento.

“Lidamos com muitos fatores que não temos controle, como temperatura e chuvas. Especialmente na agricultura, investir no planejamento pode trazer muitas melhorias no processo de desenvolvimento das safras e, também, na questão financeira, em relação às vendas e compras de insumos”, destaca ele. 

Fazenda São Pelegrino, em Ouro Verde do Oeste (PR), administrada por Vitor BelottoFazenda São Pelegrino, em Ouro Verde do Oeste (PR), administrada por Vitor Belotto.

Boas práticas em produção sustentável

Nos sistemas de cultivo contínuo, a manutenção ou a melhoria da qualidade do solo é fundamental para garantir a produtividade e a sustentabilidade agrícola. Pensando nisso, uma das boas práticas adotadas na Fazenda São Pelegrino para promover a sustentabilidade ambiental é a recuperação e o incremento de matéria orgânica do solo. Para isso, é realizada na propriedade a rotação de culturas e a semeadura de culturas que visam à formação de matéria seca para o solo nos intervalos entre as safras de interesse.

A matéria orgânica do solo é a fração orgânica do solo composta por resíduos vegetais, animais, compostos microbianos e húmus, desempenha um papel fundamental na manutenção das funções do solo. Ela influencia na estrutura e estabilidade do solo, retenção de água, biodiversidade e nutrição das plantas.

Produção com híbridos da Brevant® Sementes

Em relação à produtividade, uma das soluções utilizadas por Belotto para manter a produção de milho no período de inverno é a utilização da linha de híbridos da Brevant® Sementes, que trabalha com opções adaptadas às necessidades de cada região. Na área em que está localizada a Fazenda São Pelegrino, por exemplo, a empresa trabalha com híbridos de milho que buscam teto produtivo e sanidade.

“Como toda empresa possui sua particularidade em relação aos produtos, posso destacar a sanidade de planta e tolerância aos complexos de enfezamento como diferencial para esse híbrido que cultivo na propriedade”, destaca o agricultor.

A utilização dos híbridos no inverno é importante porque neste período há menor incidência de sol sobre a lavoura, com redução da luminosidade e temperatura. Além disso, o milho não gosta de temperaturas muito baixas.  Com a simplicidade proporcionada pela Brevant® Sementes, a linha de híbridos de milho oferece maior tolerância ao estresse hídrico, estabilidade e amplitude de plantio, além de ótima qualidade de grãos e colmo.