Blog •  06/09/2022

A servicilização como meio de melhorar o atendimento ao cliente

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A servicilização como meio de melhorar o atendimento ao cliente

Nova tendência de agregar benefícios aos produtos se torna um diferencial no mercado e melhora a interação entre fornecedor e cliente.

A servicilização é o método em que os empresários estão atentos às demandas do consumidor e, assim, passam a oferecer soluções que vão além do processo de compra e venda de um produto.

Mas para aplicar essa nova tendência ao seu negócio, é preciso entender que existem três divisões da servicilização:

  • orientada ao produto;
  • orientada ao uso;
  • orientada ao resultado.

A primeira se refere aos serviços adicionais que o cliente recebe ao pagar o produto como, por exemplo, manutenção ou assessoria. Já a servicilização orientada ao uso é aplicada quando o fornecedor permanece com o produto e o disponibiliza ao cliente por meio de uma taxa de uso. E, por fim, a orientação pelo resultado é colocada em prática quando o cliente paga pelo serviço, e cabe ao provedor definir como irá fornecê-lo e entregar os valores.

Após a definição de qual das divisões melhor se aplica à sua empresa, é possível estabelecer estratégias e elencar métricas que o guiarão à adesão da servicilização. Quando aplicado, o método beneficia não apenas os clientes, mas também a empresa. Isso devido ao diferencial competitivo que é mostrado ao atender as necessidades de cada cliente, adaptando-se às expectativas e buscando cumprir com seus desejos.

Diversas empresas já adotam o método, e os resultados são perceptíveis. A Apple, por exemplo, previu que a venda focada apenas em smartphones poderia significar um prejuízo futuro e investiu no fornecimento de serviços para os usuários, como Apple Pay, Apple Music, Apple TV+ e iCloud.

Também a Tesla, que tem hoje o maior valor de mercado do que qualquer outra montadora consolidada, mas fabrica muito menos carros do que montadoras convencionais. Isso porque a Tesla não oferece apenas um carro ao consumidor, mas sim sua tecnologia.

A Brevant® Sementes, por sua vez, oferece soluções completas para seu público. Investindo em tecnologia e inovação para que o produto ofertado atenda por completo às necessidades das lavouras de diferentes regiões e climas, além de disponibilizar uma equipe capacitada, treinada e que atua próximo ao cliente para que sua demanda seja atendida de forma rápida, ágil e assertiva.

Mais do que facilitar a vida do agricultor, a Brevant® Sementes procura também investir na proximidade com seu público, trazendo-o para dentro da conversa de diversas maneiras. A partir dessa troca, é possível criar um ambiente em que o produtor rural possa se deparar com novos pontos de vista e possibilidades.

Para isso, procura aplicar a servicilização em todos os pontos de contato com o cliente, apostando também em tecnologia e segurança. E você, distribuidor, faz parte dessa cadeia de entrega de valor.

Quer saber mais sobre os benefícios que a Brevant® Sementes pode te oferecer? Acesse o site brevant.com.br e confira mais dicas e notícias para ficar por dentro de tudo o que o seu negócio precisa.