Blog •  02/02/2023

Tecnologia aumenta produtividade e sustentabilidade das lavouras

Something went wrong. Please try again later...
Novas plantadeiras facilitam a rotina operacional, diminuem o tempo com manutenção e superam os desafios do plantio.

Novas plantadeiras facilitam a rotina operacional, diminuem o tempo com manutenção e superam os desafios do plantio

A agricultura de precisão se tornou fundamental para os produtores que buscam otimizar os resultados de suas propriedades, com benefícios como o aumento de produtividade, a resolução de problemas e a contribuição para a sustentabilidade do negócio. De olho no futuro, as empresas do setor investem em tecnologia e inovação para oferecer máquinas cada vez mais potentes e inteligentes para atuar no campo. Confira os lançamentos que selecionamos das cinco principais marcas de plantadeiras do mercado e suas potencialidades para melhorar os sistemas de gestão da produção.

Meridia 200, da Jacto

Uma plantadeira tratorizada, articulada em três corpos com liberdade de articulação de até 25 graus e disponível em versões com 11, 13 e 15 linhas. Entre os benefícios se destacam a boa plantabilidade e um fluxo de palha eficiente, o que proporciona um plantio preciso e ágil. A tecnologia do sistema pneumático, em conjunto com o dosador de sementes da Precision Planting vSet2TM, possibilita uma ótima singulação e CV (coeficiente de variação), resultando em um plantio na quantidade e no espaçamento corretos, com impactos positivos na produtividade.

Com o novo sistema de pressão composto por um conjunto de molas a gás, possibilita uma força constante em qualquer altura da linha de plantio, o que garante melhor uniformidade na profundidade das sementes no solo, independentemente dos relevos e trepidações. O sistema também possibilita uma rápida e ágil configuração da força desejada, reduzindo o tempo de regulagem.

A Meridia 200 possui três corpos articulados entre si e liberdade de articulação de até 25 graus, além do curso do sistema pantográfico da linha de plantio, que permite um ótimo desempenho em relevos ondulados. Possui um conjunto de soluções para reduzir o tempo de máquina parada, como reduzidos pontos de lubrificação, sistema de troca simplificado de discos e rodados e reservatórios de alta capacidade de insumos.  “Quanto menos tempo o cliente perder com manutenções, ajustes e reabastecimento dos reservatórios, mais disponível a máquina fica para plantar”, comenta Mauro César Menão, gerente de negócios de plantio da Jacto.

Uniport Planter 500, da Jacto

A Uniport Planter 500 é o pré-lançamento da Jacto. É a primeira plantadeira automotriz, que pode ser configurada para 49 ou 61 linhas de plantio. Entre os seus grandes benefícios estão o rendimento energético muito acima da média do mercado, consequência do seu sistema híbrido de transmissão, com eficiência de até 95%. Possui chassi articulado, tração inteligente por roda, sistema de bloqueio eletrônico para redução das perdas mecânicas na interação com o solo, redução de desgaste dos pneus, melhor controle e manobrabilidade em curvas pelo controle independente e torque constante em toda a faixa de rotação dos motores, para manter a constância na velocidade em situações de variação de carga. Além de proporcionar autonomia e agilidade de abastecimento, reduz os custos no plantio ao permitir uniformidade de aplicação e redução de sobreposições, além de se adaptar às condições do solo e terreno. Indicado para as culturas de algodão, feijão, milho, soja e sorgo.

DB MaxEmerge™ 5e, da John Deere

A DB MaxEmerge™ 5e, lançamento da John Deere, promete ajudar o produtor a atender melhores janelas de plantio com confiabilidade e precisão, maiores níveis de produtividade, agilidade e facilidade nos ajustes e mais disponibilidade de equipamento, além de contar com as tecnologias de agricultura de precisão da marca. “Um dos desafios que os clientes mais enfrentam é plantar com alta qualidade, menor custo e dentro da janela ideal de cultivo. Para isso, buscam plantadeiras com tecnologia diferenciada no mercado, com as quais podem monitorar toda a performance de forma remota”, explica Marcelo Lopes, diretor de vendas da John Deere Brasil.

A máquina possui dosador com transmissão elétrica sem cabos, para a economia de sementes de até 7%, garante mais qualidade no plantio, com o aumento de 9% na capacidade operacional e de 16% na precisão de distribuição de sementes. A plantadeira também diminui seu tempo para abertura e fechamento em 15% e reduz em até 50 minutos o tempo de ajustes da linha de plantio. Ao adquirir a DB MaxEmerge™ 5e, o produtor tem acesso ao ecossistema inteligente e integrado da John Deere com o Operations Center (Centro de Operações), ferramenta que fornece acesso ao vivo a dados e métricas.

Prime HD, da Kuhn

A Prime HD é o mais recente lançamento destinado para o plantio de soja, milho e sorgo da Kuhn, com dois chassis homologados: a Prime HD 49, com as opções de espaçamento de 45 linhas de 50 cm e de 49 linhas de 45 cm, e a Prime HD 61, com as opções de espaçamento de 57 linhas de 50 cm e de 61 linhas de 45 cm. Desenvolvida para buscar alto rendimento e agilidade na lavoura, a Prime HD se destaca pela singulação de sementes dos dosadores que, aliados às novas linhas de sementes pantográficas, à baixa complexidade na operação e manutenção da plantadeira, proporcionam a segurança e qualidade de plantio necessárias para que os produtores aproveitam todo o potencial da janela de plantio de cada região.

A máquina possui grande autonomia de plantio graças a utilização de reservatórios centrais com capacidade total de 5.200 litros, sendo que o modelo Prime HD 61 pode alcançar 25 ha/h de média em rendimento operacional em boas condições climáticas. A plantadeira também possui excelente poder de corte efetivo em toda a sua extensão, assegurando a uniformidade na emergência das plantas. A Kuhn ainda desenvolveu novas linhas de sementes pantográficas, mais compactas e sem sistemas de lubrificação, para garantir uma estabilidade maior no plantio, além de ter chassi articulado para uma perfeita copiagem do relevo do solo.

Momentum, da Valtra e da Massey Ferguson

A plantadeira dobrável Momentum, comercializada pelas marcas Valtra e Massey Ferguson, que fazem parte do grupo AGCO, é considerada um marco nas soluções de plantio no Brasil. A máquina apresenta as versões Momentum Sementes, com 24, 30 e 40 linhas, e a Momentum Sementes & Fertilizantes, com 24 e 30 linhas. Em ambas, o sistema ágil para transporte reduz o tamanho da plantadeira para apenas 3,6 metros de largura em apenas 1,5 minuto, garantindo mais segurança para o deslocamento entre os talhões. Além da capacidade de armazenar mais de 5,130 mil litros para sementes, a versão dobrável traz uma caixa para armazenagem de fertilizantes, com 3.600 litros, facilitando o manejo dos insumos. 

“O equipamento foi pensado por brasileiros e para brasileiros e concebido por meio de respostas e feedbacks de produtores rurais. O implemento é o primeiro projeto global da marca desenvolvido 100% no Brasil, trazendo a melhor qualidade de plantio do mundo para as lavouras brasileiras e oferecendo maior versatilidade para transporte e agilidade ao agricultor”, afirma Leonardo Plixo, coordenador de Marketing de Plantadeiras e Tecnologia para a América do Sul da Massey Ferguson.

Para assegurar a deposição das sementes na profundidade correta, mesmo em bases largas e curvas de nível, a plantadeira conta com o exclusivo sistema SmartFrame, que possui autonivelamento independente das três seções de linhas de plantio, fazendo com que a máquina mantenha todas as linhas em contato com o solo. O índice de singulação da plantadeira chega a 99,6% no milho, mesmo em velocidades superiores a 10 km/h de plantio.

A plantadeira também é equipada com o vDrive, responsável por duas importantes funções – o controle de população em cada linha para a quantidade exata de sementes depositadas, sem sobreposição, e a compensação em curvas, que evita a sobreposição na parte interna da manobra e o distanciamento excessivo na parte externa, além de possuir monitor 20/20 Geração 3, que permite monitorar dados da plantadeira em tempo real e realizar ajustes necessários com base em informações sólidas sobre cada momento da operação.

As plantadeiras contam com o auxílio de sistemas de posicionamento por satélites para otimizar a produção, com a dosagem correta de sementes e fertilizantes, corte de seção linha a linha e sistemas de sensoriamento que informam ao operador a situação em tempo real da operação de plantio, proporcionando a identificação de problemas, como linhas bloqueadas, duplicidade de sementes e excesso de vibração nas linhas. Todos esses fatores influenciam na dosagem e deposição das sementes, um processo crucial para a agricultura, tendo em vista que para ter uma safra de boa rentabilidade, o plantio deve ser feito da melhor maneira possível para garantir a qualidade do grão”, destaca Igor Coelho, Marketing de Produto da Valtra.