Blog •  12/07/2022

A tecnologia porteira adentro

Something went wrong. Please try again later...
Drones otimizam o trabalho e os resultados das fazendas

Drones e outras tecnologias ganham terreno na rotina das fazendas

O agricultor está cada vez mais atento às ferramentas que podem impactar positivamente sua fazenda. Por isso, a tecnologia entra sem cerimônias nas porteiras do mundo afora. O resultado de uma pesquisa realizada pela empresa americana DroneDeploy é exemplo dessa postura. O estudo “Situação da Indústria de Drones 2022” constatou que 54% dos seus clientes agricultores pretendem aumentar os investimentos em drones neste ano.

A pesquisa, que é divulgada todo ano, foi realizada em mais de 40 países e ouviu clientes de 20 setores econômicos diferentes. A empresa também identificou as principais motivações de clientes de áreas como construção civil e energia. Entre os entrevistados da agricultura, 33% afirmaram que planejam aumentar seus investimentos entre 10% e 50% em tecnologias para drones, enquanto 21% dos entrevistados pretendem investir mais de 50%.

O estudo ainda levantou que 68% dos agricultores utilizam drones e 21% possuem outros sensores que monitoram áreas de forma digital.

A busca por eficiência

Na agricultura, a principal motivação para a adesão a tecnologias é o aumento da produtividade. Essa foi a resposta de 67% dos clientes da DroneDeploy que compraram drones para serem utilizados na indústria agrícola. Já 64% justificaram a adesão aos sistemas para conquistar operações mais eficientes e 60% para facilitar a documentação da rotina da fazenda.

A automação também está entre os benefícios considerados importantes para o agronegócio, sendo citada por 57% dos clientes, assim como o quesito aprendizado de máquina por meio da inteligência artificial.

Mais da metade dos entrevistados da agricultura, 54%, acredita que a utilização de drones na agricultura se tornará comum nos próximos dois anos.

O impacto da tecnologia na agricultura

Os avanços da tecnologia no campo aumentam a capacidade dos agricultores, pois criam ferramentas que permitem controlar melhor cada etapa do processo produtivo. A automação de tarefas que eram feitas por pessoas proporciona mais tempo para o trabalho de maior complexidade que só humanos são capazes de realizar.

Aproveitar melhor o tempo e os recursos disponíveis geram impactos diretos na produtividade. Atualmente, os fertilizantes e pesticidas, por exemplo, podem ser aplicados em quantidades mínimas em áreas muito específicas ou até em plantas individuais.

Os drones são bastante utilizados para o controle de pragas nas lavouras, pois permitem uma visualização pontual e assertiva da área a ser analisada, ajudando no monitoramento.

A robótica desenvolvida para o agronegócio permite monitorar e gerenciar de forma mais eficiente e segura os recursos naturais, como a qualidade do ar e da água. Proporciona também maior controle sobre produção, processamento, distribuição e armazenamento.

Tantas ferramentas podem trazer diversos benefícios, como:

  • Maior produtividade na colheita.
  • Condições de cultivo e alimentos mais seguros.
  • Mais eficiência na sua lavoura.
  • Menor impacto ambiental e ecológico.

Para você, qual a importância da tecnologia na sua propriedade? E quais soluções você já utiliza ou pretende implementar em sua lavoura?